domingo, 11 de abril de 2010

KP4AO_S53RM (clube de Radioamadores do radio telescópio em Porto Rico)


O ORIGINAL EM: http://www.youtube.com/watch?v=3498mewWgYE

EMAIL DE MAURICIO BERALDO PY4MAB/ http://br.groups.yahoo.com/group/ISSFANCLUBEBRASIL

O clube de Radioamadores do radio telescópio em Porto Rico estará enviando e recebendo sinais de CW na freqüência de 432 MHz e utilizará a Lua para reflexão. Esta modalidade é conhecida como Moon Bounce e vários radioamadores em todo o mundo a utilizam.

Para manter contatos utilizando a reflexão lunar os radioamadores utilizam antenas enormes e vários quilowatts de potencia; mas para esse contato com o telescópio em Porto Rico apenas uma antena pequena na faixa de UHF será necessária para ouvir as estações.

Os controladores do telescópio Arecibo utilizarão o indicativo KP4AO e as freqüências utilizadas serão:

432.045 uplink
432.050 a 432.060+ downlink

Nos seguintes horários:

Dia 16 de abril 2010 – 19:30 UTC
Dia 17 de abril 2010 - 20:20 UTC
Dia 18 de abril 2010 – 21:25 UTC

KP4AO poderá ser escutado com uma pequena antena apontada para a Lua e um bom receptor. Com uma antena de 15 Dbi de ganho e 100 watts de saída é o suficiente para os contatos.

Os operadores no telescópio Arecibo manterão contatos com o Maximo de estações possíveis e a duração dos contatos variará entre meia a uma hora. O modo utilizado será o CW utilizando também alta velocidade. Os operadores avisam que estarão na escuta de estações em todo o mundo acima de 5-15 kHz. Acima ou abaixo disso será considerada interferência (QRM).

Se você Radioamador conseguir contato com a estação KP4AO, por favor, não chame novamente e de oportunidade a outras estações.

Se você escutar a estação KP4AO chamando ¨CQ QRP¨ esta chamada será somente para estações que utilizam 100 watts de saída e uma pequena antena. Pedimos as estações com alta potencia não responderem a esse chamado.

No dia 18 de abril se todas as estações recebidas forem escutadas e os operadores chegarem a conclusão que seja necessário trocar o indicativo para aumentar o numero de qso´s eles então utilizarão o indicativo JT65B.

Lembre-se também que todas as estratégias operacionais que serão utilizadas pelos operadores do telescópio em Arecibo podem ser alteradas em função das circunstancias.

Toda comunidade Radio amadorística em todo o mundo esta a espera pois os controladores do telescópio em porto rico nos presentearam com essa surpresa de nós Radioamadores podermos manter contatos utilizando a reflexão lunar e também utilizando o maior telescópio do mundo.

MAURICIO BERALDO PY4MAB
Py4mab@amsat.org

http://br.groups.yahoo.com/group/ISSFANCLUBEBRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário