sexta-feira, 3 de setembro de 2010

BELÍSSIMA EXPOSIÇÃO DO NOSSO AMIGO LEONARDO SOBRE A IMPORTANCIA DE SE APRENDER CW, QUE COM MUITA ALEGRIA TRANSCREVO AQUI.



(Araucaria) RES: ACOMPANHE AULAS DE CW NA FREQUENCIA DE 144570 OU AO VIVO NA NET.
...
De: Leonardo
...
Exibir contato
Para: Grupo Araucaria de Radioamadorismo

2581123726.txt (1KB)
________________________________________
Boa noite amigos.
Excelente a iniciativa do Litoral DX Group.

Existem pessoas que por razões diversas têm pavor do CW.

Acho que este conceito deveria ser revisto.
Como bem diz o ditado popular, o saber não ocupa espaço.
Aprender CW, além de todas as vantagens que se pode imaginar, em termos radioamadorísticos, tem outra qualidade da qual poucos de nós se dá conta, que é a melhora significativa da capacidade mnemônica (que é a capacidade de memorizar, através das conexões nervosas no cérebro).
Muito se tem pesquisado na medicina para se tentar minimizar os efeitos deletérios de doenças degenerativas, como a esclerose, a Mal de Parkinson, de Alzaimer, etc.
Sou leigo em medicina, contudo já conversei com alguns amigos médicos que atestam que a prática do CW, assim como outros exercícios de memória, como fazer palavras cruzadas, ler, estudar, ajudam muito na manutenção na saúde cerebral, evitando as doenças que possam degenerar nosso cérebro, melhorando significativamente a capacidade de manter tais terminações nervosas, mantendo o indivíduo ativo, seja em idades em que a senilidade poderia acarretar danos.

Volto a afirmar que minhas colocações são de um leigo, mas um interessado nestes assuntos - com a palavra alguns de nossos muitos amigos que são médicos.

Permitam-me porém abordar um assunto que domino um pouquinho: o CW.
Quem aprende, nada perde, pois o conhecimento de mais uma disciplina nunca tornou ninguém menos culto.
Mas meus caros, abre-se um novo universo.
Imagine se abrissem outras 09 Bandas em HF para o radioamadorismo. E em VHF DX ? Dobrassem nossas freqüências. O que mais poderíamos fazer?
Assim é a realidade de quem sabe CW.
Podemos fazer tudo o que os outros amigos fazem, porém podemos mais.
Podemos fazer DX outra vez, em todas as mesmas Bandas, trabalhar todos os Países novamente.
Se não bastassem estes argumentos, quem não faz CW não tem a Banda de 30 Metros.
E quantos DX estão perdendo, seja em qualquer Banda , seja em 30 Metros.

Não creio que seja difícil aprender CW. Existem centenas de radioamadores que fazem coisas maravilhosas em suas vidas, com uma capacidade criativa que fariam inveja ao Einstein, seja como profissionais, seja no radioamadorismo.
Se estes perderem a resistência que têm ao CW e se dedicassem, ao menos 10 minutos por semana, aprendendo uma letra de cada vez, em menos de um ano estariam nas Bandas brincando com esta modalidade que é uma música.

Há muitos anos, minha enteada que mora comigo desde os 4 anos (já é uma filha), e que hoje tem 20 anos e trabalha comigo, ouviu de uma professora, no seu primeiro ano na escola, quando reclamava que não conseguia cumprir uma tarefa passada à ela e aos amiguinhos, a seguinte frase: “ Basta querer que você consegue “ – depois disso, nunca mais ela se deixou abater, apesar das derrotas que todos sempre sofremos.

Abraços amigos, e já falei muito, hi hi hi.

PP1CZ – Léo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário